Hoje trago pra vocês um assunto um pouco diferente, não diretamente relacionado a Gameplay do jogo, mas com o cenário do Brawl no mercado de jogos mobile.
Vamos falar sobre o faturamento do Brawl Stars, neste primeiro ano de lançamento global!
Nem todos sabem, mas Brawl Stars foi lançado inicialmente em beta, no dia 15 de junho de 2017, apenas para iOS e em alguns países. O jogo passou por várias mudanças e adaptações, mudou sua temática (deu adeus ao foco no Faroeste) e foi só um ano depois que ele recebeu sua versão para Android (beta também), em 26 de junho de 2018. E colocando fim na angustia dos jogadores, pelo lançamento global do jogo, no dia 14 de novembro de 2018 a Supercell liberou para as duas plataformas e todos países.
No seu primeiro mês de lançamento, o jogo fez U$63 milhões de dólares. E cá estamos um ano depois do lançamento global do Brawl Stars, como será que anda as finanças do jogo?
A Senso Tower, especializada em atividades do mercado de aplicativos móveis, fez uma consultoria nesta semana, em que o Brawl Stars completa 1 ano, e divulgou o faturamento do jogo nos últimos 12 meses.
Brawl Stars gerou US$ 422 milhões de receita bruta no primeiro ano!
Em conversão direta, na cotação atual, é o equivalente a R$ 1.7 bilhão de reais!
Maior parte da receita do Brawl Stars veio da Coréia do Sul, com US$ 94 milhões (cerca de 22% de todo faturamento do jogo). Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com US$ 73 milhões (17%) e em seguida a Alemanha ficou o terceiro, com US $ 35 milhões (8% do total).
Brawl Stars na Ásia
Como esperado, a Ásia como um todo gerou US$ 143 milhões em receita para o Brawl Stars, correspondendo à 34% de seus gastos com jogadores e derrotando o faturamento de Clash of Clans e Clash Royale. No entanto, quando se trata de gastos globais, o Brawl Stars ainda está atrás dos irmãos mais velhos como o terceiro melhor jogo do catálogo da Supercell em termos de receita.
141 milhões de downloads! E o Brasil está em 1º
Quando falamos de números de downloads, o Brawl Stars já acumulou 141 milhões de instalações exclusivas em todo o mundo até o momento.
O Brasil superou os EUA com 14 milhões de downloads (10%), ficando em primeiro lugar Enquanto isso os EUA ficam com 13 milhões de instalações (9%). A Rússia ficou em terceiro, com 12 milhões (8,5%), para fechar o top 3.
O Google Play gerou a maioria dessas instalações, captando mais de 106 milhões de downloads (75% do total). Enquanto isso, a App Store acumulou pouco menos de 35 milhões de downloads (25%). Nas duas lojas combinadas, a receita média por download do Brawl Stars atualmente é de aproximadamente US$2,90.
“Se isso é estar na pior… “
Isso mostra o quanto o jogo está forte neste primeiro ano, principalmente no Brasil. E acredito que isso seja um grande incentivo para a Supercell continuar trazendo conteúdo novo para o jogo e inovar cada vez mais, para manter a posição do jogo.
Para o próximo ano devemos esperar muitas novidades para o Brawl Stars e vocês poderão continuar contando com o site para fazer a cobertura de todas novidades!
E apesar de sempre dizer “nós” aqui no site, somente eu (Lucas Felix) que sou responsável por tudo, isso vai me ajudar muito a continuar dedicado a produzindo conteúdo do Brawl pra comunidade BR. Conto com seu apoio!