Q&A com Desenvolvedores [#01]: Novos Brawlers, Balanceamento e muito mais!
Ontem a Supercell anunciou no reddit e suas redes sociais do Brawl Stars, que estaria fazendo uma sessão de perguntas e respostas dos jogadores com os Desenvolvedores de Brawl Stars! E chegou o dia, confira neste post algumas das perguntas mais relevantes e interessantes que responderam.
Para ficar mais fácil de acompanhar, vou disponibilizar apenas as perguntas e respostas, sem detalhar nome de quem fez e etc. Se quiserem ver essas informações vão no post do reddit!
Pergunta: Como vocês decidem se um jogo vale a pena ser lançado globalmente ou não?
Resposta: Eu não acho que nós poderíamos dizer isso melhor do que a liderança da equipe de Clash Royale. Vale conferir o nosso painel no evento GDC” para matar a curiosidade. A Supercell é uma serial killer, e Jonathan faz um trabalho fantástico explicando a nossa cultura e como nós decidimos se vamos ou não matar um jogo. Somos uma pequena empresa, então o recurso mais crucial para nós são as pessoas. Temos que ter certeza de que se um jogo for lançado e ele esta tomando tempo de 1/5 do nosso pessoal, que ele esteja dando 1/5 do nosso sucesso.
P: Existe alguma competição de Brawl Stars entre a equipe de desenvolvimento? Como rivalidades amigáveis e coisas assim.
R: A principal rivalidade está entre que preferem os controles “tap to move” e os que preferem “joysktick”.
P: Houve muitas sugestões de personagens interessantes no reddit, vocês já consideraram adicionar alguns deles, ou pelo menos usá-los como base para novos brawlers?
R: Definitivamente! A maioria de nós lê o reddit com grande interesse. O jogo está em desenvolvimento há mais de 1 ano e meio, e às vezes é assustador o quão perto vocês chegam de coisas reais que tivemos como protótipo ou testamos. Mantenham essas sugestões para idéias futuras!
P: Haverá alguma maneira de ganhar gemas para os jogadores F2P (free to play)? Eu adoraria comprar skins para os meus brawlers favoritos, mas atualmente não há como ganhar gemas além de comprá-los.
R: Nós temos conversado sobre skins de graça, ou talvez skins adquiridas pela quantidade de troféus/nível. Não há atualmente nenhum projeto para dar gemas de graça, mas não é uma decisão final. É algo que estamos reavaliando e discutindo o tempo todo como nossa equipe.
P: Vocês já planejam corrigir o problema de clones na mesmas partidas? Brawlers duplicados não deviam ser permitidos no jogo sempre. Isso causa desequilíbrio e frustração quando você está jogando contra uma equipe de Bull, Primo e Shelly, enquanto todos em sua equipe são Richochet…
R: Temos planos para melhorar isso! Nossa primeira prioridade foi um matchmaking rápido e eficiente. Atualmente a combinação do matchmaking é menor visto que nós estamos “somente no Canadá”. Com um ambiente maior, podemos fazer ajustes para criar ‘melhores’ partidas.
P: Como surgiu a ideia de Brawl Stars? Há quanto tempo vocês trabalham nisso?
R: Nós sentíamos realmente apaixonados por fazer um jogo em tempo real PvP para celular. Começamos o ‘brainstorming’ com um monte de maneiras diferentes para fazer isso acontecer. Na verdade, as estrelas do Brawl eram originalmente espaciais! Eventualmente, depois de muitos experimentos, o Brawl Stars nasceu. Trabalhamos em Brawl Stars há cerca de 1 ano e meio!
P: Vocês acham que continuarão adicionando brawlers ou vocês pensam que em um certo ponto, o jogo se tornará muito cheio/difícil demais de equilibrar?
R: Nós definitivamente vamos continuar adicionando brawlers! Esta é uma pergunta difícil que temos discutido como a equipe. Em algum momento no futuro pode se tornar um desafio, mas estamos confiantes de que podemos resolvê-lo!
P: Quais são os Brawlers favoritos da equipe de Brawl Stars? (para jogar)
R: Ok, prepare-se!
Chris – Piper e Jessie
Janne – Bull e Nita! (Crow, se eu o tivesse)
Dogemusha – Dynamike como principal! Mas a maioria com o Bull na quantidade de troféus atual.
Wyatt – Barley!
Matti – Shelly com certeza
Ryan / Rlight – Piper! Mas eu normalmente rotaciono com todos os personagens (exceto o Poco. Eu sou terrível com o Poco)
Pawchaw / Paul – Spike! (Mas ainda não o desbloqueei)
(eles vão adicionar mais respostas da equipe depois)
P: Existe algum plano para fazer algo sobre pessoas que ficam escondidos na partida inteira? Está arruinando a diversão nas batalhas em equipe.
R: Prevenir esse tipo de jogador é algo que queremos dar atenção e melhorar!
Para o modo Bounty – Nossa ideia atual é elevar a recompensa inicial a 2 estrelas. Isso sempre levaria a uma troca positiva ao derrotar alguém. Além disso planejamos alterar a estrela do meio do mapa, para que não eleve a recompensa (bounty) da pessoa que a pegou. (???)
P: Como o matchmaking funciona?
Grande pergunta! Há um pouco de confusão aqui sobre isso e estamos felizes em esclarecer.
Matchmaking é baseado nos troféus do brawler que você está jogando atualmente.
Isso é em todos os casos, exceto para os jogadores com menos de 100 troféus totais. Nestes casos, há um pouco de matemática extra que impede que os jogadores de alto nível sejam combinados com os novos jogadores.
P: Quem é Minigunner?
R: O Minigunner é algo que temos testando algumas vezes! Ele pode atingir o posto de “brawler” um dia. Ou talvez não. Nós não temos certeza ainda 😛
P: Uma vez que o potencial para a competição de eSports neste jogo é alto, vocês planejam focar nisso no futuro?
R: Isso é definitivamente algo que esta no nosso radar. Nós vamos assistir e ver como o eSport evolui com o jogo e com os jogadores. Gostaríamos de apoiar o jogo competitivo tanto quanto pudermos!
P: Existem novos modos de jogo em que vocês estão trabalhando? Em caso afirmativo, você pode nos dar uma breve descrição deles?
R: Temos um modo de protótipo que funciona um pouco como uma partida de futebol! Mas não temos certeza se algum dia será lançado no jogo.
Por enquanto estas foram algumas das perguntas que eles responderam, infelizmente não falaram nada sobre o Lançamento de Brawl Stars para Android! 🙁 Mas caso surja mais respostas eu trago outro post pra vocês!
Vídeo do Canal Press Start sobre o assunto:
Vídeo do Nery?