Lançamento na China: Faturamento e Quantidade de Downloads
Que Brawl Stars seria um estouro na China todos já sabiam, mas agora temos números! A Sensor Tower Intelligence revelou quanto o jogo faturou em uma semana e quantos jogadores baixaram e o resultado é impressionante!
Como todos já devem saber, o Brawl Stars foi lançado globalmente em dezembro de 2018 mas o lançamento na China (um dos maiores mercados de games e eSports) só foi concretizado neste mês de junho.
A motivo do atraso para lançamento no território chinês se deve a burocracias do governo, para avaliar e aprovar cada um dos jogos que entram na China. O Brawl Stars conseguiu aprovação a pouco tempo e foi lançado por lá no dia 9 de Junho.
E agora, uma semana após esse lançamento do Brawl Stars na China, a Senso Tower, empresa especializada em atividades do mercado de aplicativos móveis, fez uma consultoria e revelou o faturamento do jogo, bem como a quantidade de downloads nesse período de lançamento.
Números do Brawl no mercado chinês…
Os números são surpreendentes e mostram a forma do mercado chinês de jogos e justifica o desejo de tantas desenvolvedoras de focarem tanto na China.
Com o lançamento do Brawl Stars na China, o jogo gerou cerca de US$ 17,5 milhões e acumulou 4,8 milhões de downloads na semana seguinte ao seu lançamento (lembrando que são números apenas da china), segundo estimativas da Sensor Tower Store Intelligence.
E para ter uma comparação, nesse mês período, o Brawl Stars gerou uma receita bruta estimada em US$ 28,8 milhões em todo o mundo, com a China representando 60,7% de todos os gastos de jogadores. Enquanto isso, o jogo acumulou 6,7 milhões de downloads em todo o mundo, com a China representando 71% de todas as novas instalações.
Comparando o Lançamento do Brawl com Clash Royale na China…
E fazendo mais um comparativo, a Sensor Tower Store Intelligence mostrou um gráfico comparando o lançamento do Brawl Stars com o do Clash Royale (outro jogo da Supercell) na época.
O Brawl Stars gerou mais receita durante seus primeiros sete dias na China do que o último sucesso da Supercell a ser lançado lá, o Clash Royale , que faturou US$ 9,4 milhões em sua semana de lançamento na App Store do país, onde também obteve 4,1 milhões de downloads. O Clash Royale gerou US$ 203,5 milhões em gastos com jogadores e 25,2 milhões de downloads até o momento no iOS na China.
E falando sobre o cenário global do jogo, desde o seu lançamento, o Brawl Stars acumulou US$ 675,4 milhões em gastos de jogadores em todo o mundo e obteve 204,3 milhões de downloads.
A Coréia do Sul provou ser o mercado mais lucrativo da Brawl Stars até o momento, com o título captando US$ 120,4 milhões no país até o momento, ou 17,8% da receita total. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar com US$ 101,5 milhões, ou 15%, enquanto a Alemanha completa os três principais países com US$ 65,5 milhões, ou 9,7%.
Falando sobre a quantidade de downloads que o jogo acumula, a Rússia ocupa a primeira posição, respondendo por 22,5 milhões de instalações, ou 11% do total. A Rússia é seguida pelo Brasil no 2º lugar, onde acumulou 18,8 milhões de downloads, ou 9,2% de todas as instalações, e os EUA no 3º, com 15,5 milhões de downloads, ou 7,6%.
Mais uma vez, esses números mostram a força que o jogo possui e quantidade de jogadores crescente que vem representando, o que deve ser convertido para muitos anos pela frente, com muitas atualizações de conteúdo, novidades sendo liberadas constantemente e investimento da desenvolvedora na comunidade.